Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação do nível de dependência funcional do idoso com limitação / Evaluation of functional dependence level of elderly people with limitations

Borges, Jocelma Silva; Rangel, Rodrigo Leite; Almeida, Tamires Bezerra Lima; Lopes, Arianna Oliveira Santana; Oliveira, Alessandra Souza de; Chaves, Renato Novaes; Reis, Luciana Araújo dos.
Saude e pesqui. (Impr.); 12(1): 169-175, jan.-abr. 2019. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-988015
O objetivo deste trabalho foi avaliar o nível de dependência funcional dos idosos com base nas Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) e das Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD), e investigar o perfil dos idosos e seus cuidadores familiares quanto às características sociodemográficas, econômicas e de saúde. Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Realizado na cidade de Vitória de Conquista (BA), com 37 idosos cadastrados no Programa de Atendimento Municipal Domiciliar ao Idoso com Limitação. A coleta dos dados usou o índice de Katz, a escala de Lawton-Brody e um questionário semiestruturado. Predomínio de idosos longevos (51,4%), do gênero feminino (75,7%), e com Hipertensão Arterial (40,5%). Têm dependência moderada (32,4%) para as ABVD, e dependência parcial nas AIVD (81,1%). É razoável afirmar que este resultado apresenta um cenário que se configura em um perfil de vulnerabilidade dos idosos estudados.
Biblioteca responsable: BR313.1