Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeito da fisioterapia respiratória e na saturaçäo de O2 em pacientes submetidos à ventilaçäo mecânica / Effect of the conventional respiratory physiotherapy and of the aspiration maneuver in resistance of the respiratory system and in O2 saturation in patients submitteds to ventilation

Ruiz, Viviane Christina; Oliveira, Letícia Cláudia de; Borges, Fabíola; Crocci, Adalberto José; Rugolo, Ligia Maria Suppo Souza.
Acta fisiátrica; 6(2): 64-9, ago. 1999. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-275441
Os primeiros relatos dos benefícios da drenagem postural no tratamento das bronquiectasias datam do início do século XX. Desde entäo, numerosos trabalhos têm sido publicados sobre indicaçöes, técnicas, riscos e benefícios da fisioterapia respisratória. Entretanto näo tem sido avaliado comparativamente os efeitos da fisioterapia respiratória convencional (drenagem postural, percussäo e aspiraçäo) e da manobra de aspiraçäo sobre a resistência do sistema respiratório, e sobre a saturaçäo de O2 (SpO2), motivo pelo qual foi proposto neste estudo a avaliaçäo dos efeitos da FRC e da manobra de aspiraçäo isoladamente nos valores da resistência de SPO2. Foram investigados 12 pacientes, idade média de 58 anos, internados na UTI do HC FMB-UNESP, com insuficiência respiratória em ventilaçäo mecânica. Durante quatro dias, os pacientes foram submetidos de forma alternada a sessöes de aspiraçäo isoladamente e de FRC, documentando-se imediatamente antes e após cada procedimento os valores da resistênciae da SpO2. Observou-se que houve uma diminuiçäo significativa (p< 0,05) da resistência em todos os dias quando se utilizou a FRC. Quando o método utilizado foi o de aspiraçäo, näo houve significância estatística (p> 0,05). Os valores da SpO2 näo se alteraram com o uso da FRC e da aspiraçäo. Esses resultados demonstraram que a FRC é benéfica na melhoria da resistência do sistema respiratório.
Biblioteca responsable: BR1.1