Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Influência das alteraçöes hemodinâmicas maternas sobre o desenvolvimento fetal / Effect of maternal hemodynamic alterations on the product of conception

Borges, Vera Therezinha Medeiros; Matsubara, Beatriz; Peraçoli, José Carlos; Calderon, Iracema Mattos Paranhos; Abbade, Joélcio Francisco; Rudge, Marilza Cunha.
Rev. bras. ginecol. obstet; 23(3): 147-51, abr. 2001. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-284116

Objetivo:

avaliar as alteraçöes hemodinâmicas e estruturais cardíacas maternas nos três trimestres da gestaçäo e relacioná-las com a classificaçäo do recém-nascido, de acordo com o peso/idade gestacional.

Métodos:

foi realizada avaliaçäo ecocardiográfica em 22 gestantes, sem patologias, para estudo do débito cardíaco, pressäo arterial média, diâmetro do átrio esquerdo e resistência periférica, em três períodos da gestaçäo antes da 12ª, na 26ª e na 36ª semanas de gestaçäo. Dezessete gestantes deram à luz recém-nascidos com peso adequado, quatro, recém-nascidos pequenos, e uma gestante, recém-nascido grande para a idade gestacional.

Resultados:

nas mäes que deram à luz recém-nascidos pequenos para a idade gestacional, o débito cardíaco e o diâmetro do átrio esquerdo mantiveram-se inalterados, com tendência de elevaçäo da pressäo arterial média e aumento de 28 por cento da resistência periférica, durante a gestaçäo. As mäes que deram à luz recém-nascidos adequados para idade gestacional tiveram aumento médio do débito cardíaco de 9 por cento entre o primeiro e segundo trimestres e de 8 por cento entre o segundo e terceiro trimestres da gestaçäo. O diâmetro do átrio esquerdo elevou-se próximo de 9 por cento durante a gestaçäo, com manutençäo da pressäo arterial média e tendência de queda da resistência periférica.

Conclusöes:

os resultados obtidos nesse trabalho suportam a associaçäo entre adaptaçäo hemodinâmica e peso do RN.
Biblioteca responsable: BR26.1