Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Cistos subependimários diagnosticados pelo ultra-som transfontanelar / Diagnosis of subependymal cysts by brain ultrasound

Fekete, Saskia M. W; Rugolo, Lígia S. de S; Crocci, Adalberto José.
J. pediatr. (Rio J.); 78(5): 375-382, set.-out. 2002. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-324863

Objetivos:

avaliar a evolução ultra-sonográfica de cistos subependimários (CSE) do ângulo externo dos ventrículos laterais, e a evolução clínica dos pacientes. Comparar os pacientes com CSE isolados e os com CSE associados a outras lesões.

Métodos:

foram diagnosticados um a vários cistos no ângulo externo de um ou de ambos os ventrículos laterais, por meio de ultra-som transfontanelar (US) de rotina, realizado nos primeiros dias de vida, caracterizando os CSE. Durante o período de 1981-2000, 66recém-nascidos tiveram CSE evidenciados na UTI neonatal doHospital de Port-Royal. Foram constituídos dois grupos G-I, com CSE isolados (n=21), e G-Il, com CSE associados a outras lesões (n=45).

Resultados:

os recém-nascidos do GI apresentaram maior maturidade, melhores condições de nascimento e menor morbidade respiratória em relação a GIl. A incidência de mal formações congênitas foi elevada em ambos os grupos. Houve baixa taxa de infecção bacteriana e ausência de infecção congênita. Os CSE foram uni ou bilaterais, únicos ou múltiplos (colar de pérolas), sem diferença entre os grupos estudados, e predominaram à esquerda. US seriados foram realizados em 49/66 pacientes (74por cento), mostrando aumento no tamanho do cisto em 21/49 (45por cento), no primeiro mês de vida, enquanto 12CSE (24por cento) desapareceram. O óbito ocorreu em dez recém-nascidos com lesões neurológica graves (quatro leucomalâcias periventriculares, cinco hemorragias peri e intraventriculares), e somente um com hérnia diafragmâtica não apresentava outras lesões ao US transfontanelar.

Conclusões:

as características dos CSE não diferiram quando esses estavam associados a outras lesões. O nítido predomínio no lado esquerdo sugere um etiologia vascular. Foi encontrada uma alta taxa de malformações associadas, alertando para a possibilidade de uma etiologia malformativa. Ambas hipóteses sugerem um desvio de desenvolvimento, e não de uma fetopatia viral
Biblioteca responsable: BR3.1