Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Comparaçäo entre pericárdio bovino preservado em glicerina e malha de poliéster no reparo de falhas da parede abdominal em ratos / Comparison of glycerin preserved bovine pericardium and a polyester mesh for the repair of abdominal wall defects in rats

Quitzan, Juliany Gomes; Rahal, Sheila Canevese; Rocha, Noeme Souza; Crocci, Adalberto José.
Acta cir. bras; 18(4): 297-301, jul.-ago. 2003. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-347142

OBJETIVO:

Comparar uma malha comercial de poliéster com o pericárdio bovino preservado em glicerina na reconstituiçäo de defeitos da parede abdominal.

MÉTODOS:

Foram utilizados 30 ratos, divididos em dois grupos eqüitativos. Efetuou-se uma excisäo retangular de 2,5 x 2 cm, incluindo toda a musculatura abdominal e peritônio. No grupo I a parede abdominal foi reparada com malha de poliéster e no grupo II com pericárdio bovino conservado em glicerina. Os animais foram sacrificados aos 15, 60 e 90 dias de pós-operatório, sendo o local cirúrgico avaliado macroscópica e histologicamente.

RESULTADOS:

Os animais do grupo I apresentaram aderências mais severas e em maior número quando comparados aos do grupo II; porém, sem comprometimento funcional. A análise histológica revelou incorporaçäo dos tecidos aos implantes, com maior resposta fibroblástica nos animais do grupo I.

CONCLUSÄO:

A malha de poliéster oferece maior resistência estrutural e resposta fibroblástica mais intensa; contudo, promove grande quantidade de aderências às vísceras abdominais, quando comparada ao pericárdio bovino.
Biblioteca responsable: BR1.2