Resistência aeróbica em estudantes de educação física / Aerobic resistance in students of physical education
Rev. bras. ciênc. saúde
; 8(1): 53-60, jan.-abr. 2004. tab
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-404437
Biblioteca responsable:
BR8.1
RESUMO
Objetivo:
Avaliar a resistência aeróbia e os efeitos de um programa de treino aeróbio em estudantes de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. Material eMétodos:
Neste sentido, foram avaliados, por seis semestres consecutivos, 121 estudantes de ambos os sexos (56 homens e 65 mulheres) com idade entre 18 e 36 anos (x = 22,47 ± 3,59 anos). Os integrantes da amostra foram avaliados através do Teste de Cooper e submetidos a um treinamento de quatro semanas, com 3-5 sessões semanais. Como variáveis de controle utilizou-se a distância percorrida, o consumo máximo de oxigênio (VO2máx.) e a freqüência cardíaca basal e de esforço.Resultados:
Os resultados obtidos, submetidos ao teste "t" de student para amostras dependentes, constataram que os estudantes apresentaram melhorias significativas (p<0.05) em todas as variáveis analisadas, exceto a freqüência cardíaca de esforço. Entre as variáveis estudadas, a que apresentou maior evolução com o treinamento foi o Vo2máx apontando valores entre 9 a 10 por cento para homens e mulheres respectivamente.Conclusão:
Os estudantes de Educação Física apresentaram níveis de capacidade aeróbia aceitável em relação ao sexo e à idade e melhorias consideráveis nos componentes intervenientes dessa capacidade após a aplicação de um programa de treino de quatro semanas
Buscar en Google
Bases de datos:
LILACS
Asunto principal:
Estudiantes
/
Ejercicio Físico
/
Esfuerzo Físico
Límite:
Adolescent
/
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. bras. ciênc. saúde
Asunto de la revista:
MEDICINA
Año:
2004
Tipo del documento:
Article
País de afiliación:
Brasil