Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Mortalidade e prognóstico específico em pacientes com insuficiência renal aguda / Assessment of mortality and specific index in acute renal failure

Balbi, André Luis; Gabriel, Daniela Ponce; Barsante, Renata Cristina; Caramori, Jacqueline Teixeira; Martin, Luis Cuadrado; Barreti, Pasqual.
Rev. Assoc. Med. Bras. (1992); 51(6): 318-322, nov.-dez. 2005. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-420076
Vários sistemas de estratificação de risco têm sido estudados com o objetivo de predizer a evolução de pacientes graves com insuficiência renal aguda (IRA).

OBJETIVOS:

Avaliar e comparar as taxas de mortalidade e o escore de severidade individual de necrose tubular aguda (ATN-ISS) em pacientes que desenvolveram IRA tratados em hospital universitário de atendimento predominantemente terciário.

MÉTODOS:

Foram estudados prospectivamente 103 pacientes com IRA por necrose tubular aguda (NTA), atendidos no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP, acompanhados até recuperação do quadro renal ou óbito. No momento da primeira avaliação do nefrologista foi aplicado o escore ATN-ISS. Os resultados foram apresentados em média ± desvio padrão ou mediana, com nível de significância de 5 por cento.

RESULTADOS:

Verificamos que 51,4 por cento eram do sexo masculino, com média de idade de 58 ± 36 anos. A mortalidade geral foi de 44,3 por cento, sendo estatisticamente maior nos pacientes provenientes de enfermarias cirúrgicas (52,7 por cento) quando comparados àqueles de enfermarias clínicas (35,3 por cento), e naqueles que realizaram diálise (63,8 por cento) quando comparados aos de tratamento conservador (23,5 por cento). O escore ATN-ISS apresentou boa confiabilidade, com elevado poder discriminatório (área sob a curva de 0,95) e boa calibração, principalmente a partir do quintil 3.

CONCLUSÃO:

Na população estudada, as taxas de mortalidade foram semelhantes àquelas encontradas na literatura. O escore ATN-ISS mostrou ser um índice prognóstico com grande confiabilidade, podendo ser aplicado na prática diária do nefrologista.
Biblioteca responsable: BR1.1