Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Remodelação miocárdica na sobrecarga crônica de pressão ou de volume no coração de ratos / Myocardial remodeling in chronic pressure or volume overload in the rat heart

Matsubara, Luiz Shiguero; Narikawa, Silvia; Ferreira, Ana Lucia dos Anjos; Paiva, Sergio Alberto Rupp de; Zornoff, Leonardo Mamede; Matsubara, Beatriz Bojikian.
Arq. bras. cardiol; 86(2): 126-130, fev. 2006. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-421280

OBJETIVO:

Comparar as alterações estruturais cardíacas em modelos experimentais de sobrecarga de pressão e de volume.

MÉTODOS:

Foram analisados ratos com hipertensão renovascular (HRV, n = 8), normotensos com sobrecarga de volume por fístula aortocava (FAV, n = 10) e animais controles (CONT, n = 8). Após quatro semanas, registrou-se a pressão arterial caudal (PAS) e obtiveram-se os pesos dos ventrículos direito (PVD) e esquerdo (PVE). Em cortes histológicos, foram medidas as áreas seccionais dos miócitos (AM), a espessura da parede do VE (E), o diâmetro da cavidade (DVE), a relação E/DVE, e a fração de colágeno (CVF). As comparações foram feitas pela ANOVA e teste de Tukey para nível de significância de 5 por cento.

RESULTADOS:

A PAS (mmHg) foi maior no grupo HRV (HRV = 187 ± 22; CONT = 125 ± 10; FAV = 122 ± 6, p < 0,05). A hipertrofia do VE foi observada nos grupos HRV e FAV. O grupo FAV apresentou aumento significante do DVE, comparado ao CONT e HRV. As espessuras absoluta e normalizada da parede ventricular foram semelhantes entre os grupos. Houve aumento significante do CVF no grupo HRV em relação aos grupos CONT e FAV.

CONCLUSÃO:

A sobrecarga de volume causa padrão distinto de remodelação cardíaca, quando comparada com aquela decorrente da hipertensão arterial, sugerindo que as implicações funcionais de cada padrão não são intercambiáveis.
Biblioteca responsable: BR1.1