Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Acesso vascular para hemodiálise com cateter temporário de duplo lúmen em cães com insuficiência renal aguda / Hemodialysis vascular access with temporary double-lumen catheter in dogs with acute renal failure

Melchert, Alessandra; Meneses, Andre Marcelo Conceição; Brant, João Roberto de Araújo Caldeira; Balbi, André Luis; Caramori, Jacqueline Teixeira; Barretti, Pasqual.
Ciênc. rural; 38(4): 1010-1016, jul.-ago. 2008. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-483438
A hemodiálise é uma modalidade terapêutica que pode sustentar a vida do paciente com insuficiência renal aguda (IRA), enquanto este recupera a função renal. Para sua realização, é necessário estabelecer circulação extracorpórea, para que seja realizada a filtração do sangue, impondo a necessidade de um acesso vascular viável e eficiente. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficiência e as complicações do acesso vascular para hemodiálise (HD), com cateter temporário de duplo lúmen inserido na veia jugular externa. Foram estudados 10 cães com IRA induzida por gentamicina, submetidos a sessões diárias de HD, com duração de uma hora, até a recuperação da função renal ou óbito. Foram realizadas 104 sessões de HD nos animais estudados, observando-se necessidade de troca do cateter em sete sessões (6,7 por cento), devido à obstrução do lúmen do cateter em seis sessões (5,8 por cento) ou por saída acidental do mesmo em uma sessão (1,0 por cento). Não se observou migração do cateter, infecção, hemorragia ou hematoma no local de entrada do cateter na pele, obtendo-se fluxo sanguíneo patente em 90,4 por cento das sessões. Concluiu-se que o acesso vascular na veia jugular externa com cateter temporário de duplo-lúmen mostrou-se viável, com ocorrência de poucas complicações, sendo, portanto, indicado como forma de acesso para a circulação extracorpórea para HD em cães com IRA.
Biblioteca responsable: BR409.1