Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Movimentação dentária experimental em murinos: período de observação e plano dos cortes microscópicos / Experimental tooth movement in murines: study period and direction of microscopic sections

Fracalossi, Ana Carolina Cuzzuol; Santamaria Jr, Milton; Consolaro, Maria Fernanda Martins-Ortiz; Consolaro, Alberto.
Rev. dent. press ortodon. ortopedi. facial; 14(1): 143-157, jan.-fev. 2009. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-503888

OBJETIVO:

este trabalho tem por finalidade explicitar aspectos microscópicos relevantes da movimentação dentária induzida em murinos quanto aos (1) diferentes períodos de observação e (2) planos dos cortes microscópicos transversais e longitudinais. Os estudos experimentais sobre a movimentação dentária induzida em murinos variam quanto aos períodos e planos de cortes microscópicos, mesmo os trabalhos que utilizam especificamente o modelo de Heller e Nanda, de 1979. Para contribuir (1) na escolha do melhor design experimental de movimentação dentária induzida em murinos em futuros trabalhos, e (2) no aperfeiçoamento dos critérios de análise por outros pesquisadores, propusemo-nos a publicar este artigo.

MÉTODOS:

Empregaram-se 50 ratos machos Wistar, com 90 dias de vida, submetidos à movimentação dentária induzida por períodos de 3, 5, 7 e 9 dias. Utilizou-se movimento de inclinação mesial no primeiro molar superior esquerdo, com uma força equivalente a 75cN. A análise microscópica qualitativa avaliou os fenômenos teciduais e celulares decorrentes da movimentação dentária induzida, nos diferentes períodos de observação e entre os cortes microscópicos transversais e longitudinais.

RESULTADOS:

dos fenômenos observados, as áreas hialinas tiveram expressão máxima no período de 5 dias e as reabsorções radiculares apresentaram-se exuberantes e bem demarcadas no período de 9 dias. Nos dois fenômenos, as raízes mais afetadas foram as distais, especialmente a raiz distovestibular.

CONCLUSÃO:

mediante o delineamento proposto, pode-se sugerir, para futuros trabalhos nesta linha de pesquisa, períodos de análise de 5 a 9 dias e cortes microscópicos transversais.
Biblioteca responsable: BR1.1