Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Ausência de efeito genotóxico induzido por esteróides anabolizantes em indivíduos fisiculturistas / Lack of genotoxicity induced by steroids anabolic in bodybuilding practicers

Pavão, Paulo Roberto Gasparini; Gontijo, Álisson Marques De Miranda Cabral; Ribeiro, Daniel Araki; Salvadori, Daisy Maria Favero.
Rev. bras. educ. fís. esp; 21(1): 5-10, jan.-mar. 2007. graf, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-514178
Os esteróides anabolizantes vêm sendo utilizados indiscriminadamente com a finalidade de aumentar amassa muscular e melhorar o desempenho em competições esportivas. No entanto, os efeitos dessesesteróides sobre a saúde humana foram pouco avaliados. O presente estudo propôs verificar o potencialgenotóxico de esteróides anabolizantes em indivíduos fisiculturistas utilizando o teste do cometa, capazde detectar lesões primárias no DNA. Para isso, foram coletadas amostras de sangue periférico de 63voluntários, sendo 23 praticantes do fisiculturismo não competitivo e usuários de esteróidesanabolizantes; 20 fisiculturistas não usuários dos esteróides e 20 indivíduos sedentários, que nãopraticavam exercício físico rotineiro (grupo controle). Nos protocolos de tratamento utilizados pelosusuários de esteróides estavam inclusos o stanozolol, o decanoato de nandrolona, o cipionato detestosterona e a oximetolona. Os resultados mostraram que não houve diferença estatisticamentesignificante (P > 0,05) nos níveis de danos no DNA (“tail moment”) entre os grupos avaliados. Destaforma, conclui-se que o treinamento físico de força muscular, bem como o uso de esteróides anabolizantesdurante o treinamento.
Biblioteca responsable: BR1342.1