Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tonometria de aplanação - método não invasivo para avaliação da função endotelial na gravidez / Applanation tonometry - non invasive method for evaluation of endothelial function in pregnancy

Macedo, Maria Letícia Sperandéo de; Luminoso, Daniele; Magalhães, Cláudia Garcia; Peraçoli, José Carlos; Calderon, Iracema de Mattos Paranhos; Rudge, Marilza Vieira Cunha.
Femina; 37(2): 91-95, jan. 2009. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-523838
A hipertensão gestacional está presente em cerca de 10 porcento das gravidezes e ainda é a primeira causa de mortalidade materna no Brasil. O diabetes gestacional complica 7,6 porcento das gestações no Brasil e está associado a resultados perinatais insatisfatórios. Estas complicações cursam com disfunção endotelial e alteração da elasticidade da parede vascular. A tonometria de aplanação é um método não invasivo, portátil e de fácil aprendizagem que avalia a função endotelial através do estudo da rigidez arterial (perda da elasticidade arterial). Além de avaliar a função endotelial, este método oferece estudo indireto de vários parâmetros cardiovasculares centrais. O grande número de informações que este método obtém de maneira não invasiva, faz deste, um instrumento valoroso em pesquisa. Apresenta grande potencial, especialmente na compreensão dos mecanismos fisiopatológicos que cursam com comprometimento vascular na gravidez.
Biblioteca responsable: BR1365.1