Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Vigilância epidemiológica da sífilis na gravidez no Centro de Saúde do Bairro Uruará-área verde / Epidemiological surveillance on syphilis in the pregnancy at Centro de Saúde do Uruará-área verde district

Pires, Osmarina N; Pimentel, Zilma N. S; Santos, Marcos V. S; Santos, Wilkcy A.
DST j. bras. doenças sex. transm; 19(3/4): 162-165, nov. 25, 2007. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-530221

Introdução:

a sífilis é causa de grande morbidade na vida intra-uterina, com efeitos desastrosos para o feto e negativos para a gestação, o que representa um problema de saúde pública no grupo materno-infantil, prioritário na política do Ministério da Saúde (MS).

Objetivo:

avaliar a vigilância epidemiológica da sífilis na gravidez no centro de saúde do bairro Uruará-Área Verde, em Santarém, Pará, Brasil.

Métodos:

realizou-se um estudo transversal dos prontuários de 143 gestantes acompanhadas no serviço de pré-natal, tomando como amostra todas as grávidas atendidas no período de1º de fevereiro a 31 de maio de 2007. A efetividade da vigilância foi relacionada com a preconizada pelo MS, referente à solicitação do teste não-treponêmico (VDRL) correlacionado com idade gestacional de adesão ao programa, número de gestações, partos e abortamentos anteriores.

Resultados:

na amostra considerada, observou-se amplitude da idade materna de 14 a 37 anos; 56 gestantes < 20 anos; 23 (16,1%) com histórias clínicas de abortamentos anteriores; 114 (79,7%) iniciaram o pré-natal a partir da 13a semana de gravidez; em 140 (97,9%) foi solicitado o teste na inscrição e em 1 (uma) não houve solicitação de nenhum teste.

Conclusões:

os dados deste estudo mostram que é possível avaliar a vigilância da sífilis na gravidez mediante o monitoramento da sorologia para sífilis (e deste modo avaliar o próprio pré-natal), o que constitui um instrumento efetivo para dimensionar a magnitude do agravo, orientar ações de vigilância, controle e eliminação da sífilis congênita na população da unidade, sendo passível de expansão para todo o município.
Biblioteca responsable: BR1.1