Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Urolitíase em cães: avaliação quantitativa da composição mineral de 156 urólitos / Canine urolithiasis: quantitative evaluation of mineral composition of 156 uroliths

Oyafuso, Mônica Kanashiro; Kogika, Márcia Mery; Waki, Mariana Faraone; Prosser, Christiane Seraphim; Cavalcante, Carolina Zaghi; Wirthl, Vera Assunta Batistini Fortunato.
Ciênc. rural; 40(1): 102-108, jan.-fev. 2010. ilus
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-537362
O estudo teve como objetivo avaliar os casos de urolitíase canina em que a composição mineral dos urólitos foi analisada quantitativamente. Foi avaliada quantitativamente a composição mineral de 156 urólitos obtidos de cães (nefrólitos, ureterólitos, urocistólitos e uretrólitos). Desse total, 79,5 por cento (n=124) eram simples, 18 por cento (n=28) eram compostos e apenas 2,5 por cento (n=4) eram mistos. A estruvita foi o tipo mineral mais frequente nos urólitos simples (47,6 por cento; n=59), em todos os mistos (100 por cento; n=4) e nas camadas núcleo e pedra de urólitos compostos (32,1 e 75 por cento, respectivamente). O oxalato de cálcio foi o segundo mineral mais frequente dos urólitos simples (37,9 por cento, n=47). Ao contrário do que é preconizado para os urólitos simples, as recomendações para o tratamento de urólitos compostos são mais complexas, tais como protocolos de tratamento de dissolução diferentes (se composto por minerais distintos e passíveis de dissolução como urato e estruvita). Além disso, a dissolução pode não ser viável, caso ocorra presença de material insolúvel envolvendo o urólito ou se este representar mais de 20 por cento da camada. Vinte e dois urólitos compostos (78,7 por cento) apresentaram uma camada externa não passível de dissolução (oxalato de cálcio ou fosfato de cálcio); dois (7,1 por cento) apresentaram camadas externas passíveis de dissolução (estruvita ou urato), porém camadas mais internas não solúveis, o que permitiria apenas a dissolução parcial do urólito. Assim, o conhecimento da composição de todas as camadas que compõem o urólito é essencial para o entendimento da formação do cálculo e consequentemente para a indicação do tratamento adequado, assim como para prevenção de recidivas.
Biblioteca responsable: BR1.1