Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Edema de Reinke: estudo da imunoexpressão da fibronectina, da laminina e do colágeno IV em 60 casos por meio de técnicas imunoistoquímicas / Reinkes'edema: immunoexpression study of fibronectin, laminin and colagen IV in 60 cases by imunohistochemical techniques

Martins, Regina Helena Garcia; Domingues, Maria Aparecida; Fabro, Alexandre Todorovic; Dias, Norimar Hernandes; Santana, Marcela Ferreira.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.); 75(6): 821-825, nov.-dez. 2009. ilus, tab
Artículo en Inglés, Portugués | LILACS | ID: lil-539377
Edema de Reinke é doença crônica da laringe na qual a camada superficial da lâmina própria é expandida por muco espesso conferindo-lhe aspecto gelatinoso. Relaciona-se ao tabagismo e acomete, preferencialmente mulheres, as quais apresentam a voz mais grave. Suas características histológicas nem sempre conseguem diferenciá-lo das demais lesões benignas da laringe, havendo necessidade de técnicas histológicas adicionais.

Objetivos:

Estudar a imunoexpressão da fibronectina, do colágeno IV e da laminina no edema de Reinke por meio de técnicas imunoistoquímicas. Estudo prospectivo. Material e

métodos:

Blocos histológicos de 60 casos cirúrgicos de edema de Reinke foram resgatados, submetidos a novos cortes e às reações imunoistoquímicas para fibronectina, laminina e colágeno IV pelo método da Avidina Biotina Peroxidase. Todos os pacientes eram fumantes e adultos, sendo 50 mulheres e 10 homens.

Resultados:

As análises da imunoexpressão da fibronectina, do colágeno IV e da laminina foram mais expressivas no endotélio dos vasos (68,33 por cento, 76,66 por cento, 73,33 por cento, respectivamente), e menos relevantes na membrana basal (25,0 por cento, 5,0 por cento e 3,3 por cento, respectivamente).

Conclusões:

No edema de Reinke, a imunoexpressão da fibronectina, da laminina e do colágeno IV na membrana basal não apresentam relevância, havendo predomínio desses anticorpos no endotélio do vasos.
Biblioteca responsable: BR1.1