Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação audiológica em pacientes portadores de hipotireoidismo / Audiologic evaluation in patients with acquired hypothyroidism

Santos, Karlos Thiago Pinheiro dos; Dias, Norimar Hernandes; Mazeto, Gláucia Maria Ferreira da Silva; Carvalho, Lidia Raquel de; Lapate, Renan Luis; Martins, Regina Helena Garcia.
Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.); 76(4): 478-484, jul.-ago. 2010. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-556879
Surdez no hipotireoidismo já foi descrita por diversos autores, porém a fisiopatologia é incerta.

OBJETIVOS:

Realizar avaliações audiológicas de pacientes com hipotireoidismo adquirido. MATERIAL E

MÉTODOS:

Grupos de estudo hipotireoidismo (GH, n-30) e controle (GC, n-30). Parâmetros estudados gênero, tempo do hipotireoidismo, co-morbidades, sintomas cócleo-vestibulares, exames bioquímicos e hormonais, limiares audiométricos, PEATE e EOAT.

RESULTADOS:

Todos os participantes eram mulheres; em GH 70 por cento dos pacientes apresentavam tireoidite de Hashimoto e 60 por cento tinham diagnóstico de hipotireoidismo há mais de 5 anos. Depressão e hipertensão foram as principais co-morbidades do grupo GH. Todos os pacientes de GH tinham valores elevados de TSH e 50 por cento deles apresentavam diminuição de T4 livre. Surdez neurossensorial foi detectada em 22 orelhas de GH e em 7 de GC. PEATE mostrou-se normal nos participantes do GC e alterado em 10 orelhas do GH, havendo predomínio do aumento de L-V. EOAT estiveram ausentes em 12 orelhas de GH e em 4 de GC.

CONCLUSÕES:

Os pacientes com hipotireoidismo apresentaram mais sintomas cócleo-vestibulares, limiares audiométricos mais elevados, prolongamento das latências absolutas de L-V no PEATE e ausência ou redução as amplitudes das emissões otoacústicas. Tais alterações não estavam associadas aos níveis de TSH e T4 livre.
Biblioteca responsable: BR1.1