Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliações hematológicas e bioquímicas do uso de diclofenaco de sódio, meloxicam e firocoxibe em ratos / Evaluations hematological and biochemical by the use of sodium diclofenac, meloxicam and firocoxib in rats

Barbosa, Cristiane Moraes; Sakate, Michiko; Camplesi, Annelise Carla; Vailati, Maria do Carmo Fernandez; Moraes, Lívia Fagundes; Takahira, Regina Kiomi.
Braz. j. vet. res. anim. sci; 47(2): 118-126, 2010. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-559362
O presente trabalho avaliou os parâmetros hematológicos e bioquímicos do uso de diclofenaco de sódio, meloxicam e firocoxibe em ratos Wistar. Os ratos foram distribuídos em grupos G1 (controle), G2 (diclofenaco de sódio 15 mg/kg), G3 (meloxicam 2,0 mg/ kg), G4 (meloxicam 10,0 mg/ kg), G5 (firocoxibe 5,0 mg/ kg) e G6 (firocoxibe 25,0 mg/ kg). Os fármacos foram administrados por via intragástrica (gavage) a cada 24 horas, durante cinco dias e avaliados em três momentos M1 (48 horas após o início do tratamento), M2 (96 horas após o início do tratamento) e M3 (72 horas após o término do tratamento). Em cada momento de cada grupo, foram avaliados de cinco a sete animais e realizados os exames laboratoriais. Não foram observadas alterações significativas nos parâmetros bioquímicos e hematológicos com o uso de meloxicam e firocoxibe. O diclofenaco de sódio produziu alterações no eritrograma (redução de hemácias, hematócrito e na taxa de hemoglobina) durante o tratamento e não alterou a contagem das plaquetas e leucometria, com exceção dos basófilos. Não produziu alterações nas atividades de AST, FA, GGT, ureia, creatinina, sódio e potássio. Entretanto, causou diminuições das proteínas plasmática e total sérica, albumina e globulina. Conclui-se que o diclofenaco de sódio não produz grandes alterações no hemograma e exames bioquímicos, enquanto que, o meloxicame o firocoxibe não produzem alterações e efeitos deletérios dose-dependentes nestes exames laboratoriais.
Biblioteca responsable: BR68.1