Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Efeitos da fenilbutazona na cicatrização de feridas cutâneas experimentais em equinos / Phenylbutazone effects on experimental wound healing in horses

Hussni, Carlos Alberto; Groh, Tanja Melanie; Alves, Ana Liz Garcia; Crocci, Adalberto José; Nicoletti, José Luiz de Mello; Watanabe, Marcos Jun.
Braz. j. vet. res. anim. sci; 47(4): 262-267, out.-dez. 2010.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-565522
No processo de cicatrização por segunda intenção de feridas cutâneas experimentalmente induzidas em equinos, avaliaram-se os efeitos da fenilbutazona e comparou-se a cicatrização entre as regiões torácica e lombar. Utilizaram-se dez equinos, dos quais se retirou fragmentos circulares de pele de dois centímetros de diâmetro das regiões lombares e torácicas direita e esquerda. Os equinos foram distribuídos em dois grupos, sendo o primeiro controle, recebendo água destilada a cada 12 horas, durante cinco dias. O outro grupo foi tratado com fenilbutazona (4,4 mg/kg) com o mesmo intervalo e período do grupo controle. As feridas foram tratadas diariamente com Líquido de Dakin, momentos quando se procederam as observações macroscópicas. A cada 72 horas procederam-se as mensurações das feridas. Para análise histológica realizou-se biópsias no sexto e décimo quinto dia. O tempo total de reparo das feridas no grupo tratado foi maior em aproximadamente 12 dias (37 dias para o grupo controle e 49 dias para o grupo tratado). Não se observou diferença significativa do tempo de cicatrização entre as feridas torácicas e lombares de um mesmo grupo. As avaliações macroscópicas e histopatológicas mostraram o efeito inibidor da fenilbutazona quando comparada com o grupo controle na cicatrização de feridas cutâneas por segunda intenção em equinos.
Biblioteca responsable: BR68.1