Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Tracoma em crianças do ensino fundamental no município de Bauru: Estado de São Paulo, Brasil / Prevalence of trachoma among school children in Bauru: São Paulo State, Brazil

Ferraz, Lucieni Cristina Barbarini; Schellini, Silvana Artioli; Padovani, Carlos Roberto; Medina, Norma Helen; Dalben, Ivete.
Arq. bras. oftalmol; 73(5): 433-437, Sept.-Oct. 2010. mapas, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-570505

OBJETIVO:

Foi realizado um estudo transversal, por amostragem de escolares, frequentadores das escolas estaduais de Bauru, São Paulo, com o objetivo de detectar possíveis portadores de tracoma.

MÉTODOS:

Foram examinadas 1.749 crianças do ensino fundamental, de 6 a 14 anos, durante o ano de 2005. As escolas foram escolhidas por sorteio, de acordo com o número de estudantes e com a localização da escola dentro do setor da cidade (centro, região intermediária e periferia). O diagnóstico dos casos foi clínico, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), confirmado laboratorialmente pelo método da imunofluorescência direta para detecção de Chlamydia trachomatis.

RESULTADOS:

A prevalência de tracoma inflamatório foi de 3,8 por cento, tendo sido diagnosticado tracoma folicular em 3,7 por cento e tracoma intenso em 0,06 por cento das crianças examinadas. As crianças com tracoma moravam principalmente na região intermediária e periférica da cidade, áreas onde o fornecimento de água pode ser descontínuo e o tratamento do esgoto pode estar ausente. Um programa de controle foi desenvolvido e os comunicantes foram diagnosticados e tratados.

CONCLUSÃO:

A prevalência de tracoma inflamatório em Bauru - Estado de São Paulo - é de 3,8 por cento. Além da oportunidade de reconhecer e tratar os portadores e contatantes, os autores realçam o fato positivo da mobilização da comunidade bauruense no sentido de prevenir a cegueira pelo tracoma.
Biblioteca responsable: BR1.1