Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliações econômicas em saúde: apuração de custos no atendimento de gestações complicadas pelo diabete / Economic evaluations in health care: counting the costs in the care of pregnancies complicated by diabetes

Cavassini, Ana Claudia Molina; Lima, Silvana Andrea Molina; Calderon, Iracema de Mattos Paranhos; Rudge, Marilza Vieira Cunha.
Rev. adm. saúde; 12(46): 23-30, jan.-mar. 2010. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-575011
A avaliação de custos é importante instrumento de trabalho na otimização do gerenciamento hospitalar, indicando ao administrador os resultados que estão dentro dos parâmetros esperados e aqueles que exigem correção. Tal avaliação auxilia também na determinação do preço de venda, nas decisões de investimentos, na expansão de instalações hospitalares e na definição de volumes de estoques de materiais e medicamentos. Os custos podem ser classificados em diretos, indiretos, variáveis e fixos, e podem ser calculados por diferentes sistemas de custeio;entre eles, cálculo por absorção, procedimento ou atividade ABC. A partir desses dados, diversas avaliações econômicas são realizadas custo e comparação do custo da doença, custo-minimização, custo-utilidade, custo-efetividade e custo-benefício. Tendo em vista a importância do controle de custos nas instituições de Saúde e do ensino do cálculo de custo nessa área, foram apresentados neste estudo os conceitos básicos, os tipos de custos, os sistemas de custeio e os tipos de avaliações econômicas. Finalmente, foram propostas planilhas de custo para uso em atendimento ambulatorial/hospitalar de gestações complicadas por diabete.
Biblioteca responsable: BR67.1