Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Síndrome metabólica: atualização de critérios diagnósticos e impacto do estresse oxidativo na patogênese: [revisão] / Metabolic syndrome: updated diagnostic criteria and impact of oxidative stress on metabolic syndrome pathogenesis: [review]

Ferreira, Ana Lúcia Anjos; Correa, Camila Renata; Freire, Cristiana Maria Murbach; Moreira, Priscila Lucélia; Berchieri-Ronchi, Carolina Bragiola; Reis, Raíssa Amélia Silva; Nogueira, Célia Regina.
Rev. Soc. Bras. Clín. Méd; 9(1)jan.-fev. 2011.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-577698
JUSTIFICATIVA E

OBJETIVOS:

Tem sido estimado que a síndrome metabólica (SM) afeta uma substancial porcentagem da população idosa e de média idade, conferindo um aumento de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes mellitus do tipo 2 (DM2), riscos esses que irão conduzir a uma situação economicamente insustentável nos próximos anos. O objetivo deste estudo foi apresentar critérios diagnósticos atualizados, detalhar o papel do estresse oxidativo em cada um dos diversos sinais, sumarizar os principais estudos clínicos e experimentais,e abordar o tratamento com antioxidantes. CONTEÚDO SM corresponde a um conjunto de anormalidades,incluindo entre outros sinais, aumento da pressão arterial,alteração da glicemia, hipertrigliceridemia, baixos níveis de lipoproteína-colesterol de baixa densidade e obesidade abdominal. Estresse oxidativo é um importante mecanismo no desenvolvimentodos sinais da SM.

CONCLUSÃO:

Embora o estresse oxidativo parecesse ser mecanismo determinante na SM, a prescrição de suplementação com antioxidantes não é recomendada de rotina.
Biblioteca responsable: BR33.1