Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise morfológica e morfométrica da camada híbrida formada por adesivo autocondicionante na presença de sangue / Morphological and morphometrical analisys of a self-etching adhesive system hybrid layer formed in the presence of blood

Mendonça, Ellen Cristina de Carvalho; Botta, Sergio Brossi; Salvadori, Maria Cecília Barbosa da Silveira; Matos, Adriana Bona.
RPG rev. pos-grad; 17(3): 129-137, jul.-set. 2010. tab, ilus
Artículo en Portugués | LILACS, BBO | ID: lil-590695
Este estudo objetivou analisar, por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV), a interface adesiva de restaurações realizadas com sistema adesivo autocondicionante de dois passos (Clearfill SE Bond, Kuraray Co., Ltd., Osaka, Japão), contaminadas por sangue em dois momentos diferentes, recebendo essa contaminação dois tratamentos distintos. Quinze molares humanos foram divididos em cinco grupos experimentais (n = 3) G1 - controle (sem contaminação); G2 - contaminação antes do primer, com lavagem e secagem; G3 - contaminação antes do primer com secagem; G4 - contaminação após bond fotopolimerizado com lavagem e secagem; G5 - contaminação após bond fotopolimerizado com secagem. Os dentes tiveram sua superfície oclusal seccionada e lixada para obtenção de dentina plana. Os espécimes foram contaminados, de acordo com os grupos experimentais, e então foram restaurados e preparados para análise em MEV. Os resultados obtidos foram descritos de duas formas análise morfológica, na qual foram observadas alterações na formação da camada híbrida (CH) em grupos com a presença do contaminante, e análise morfométrica, em que os dados foram analisados estatisticamente, e pode-se constatar uma relação entre a presença do contaminante e a diminuição do tamanho de tags, em µm, quando comparados ao grupo controle (p ≤ 0, 05). Adicionalmente, foi observado que o tratamento de lavagem com água não foi suficiente para restabelecer a formação de CH semelhante à observada em G1.
Biblioteca responsable: BR501.1