Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Casos alóctones de leishmaniose visceral canina no Paraná, Brasil: implicações epidemiológicas / Allochthonous cases of canine visceral leishmaniasis in Paraná, Brazil: epidemiological implications

Thomaz-Soccol, Vanete; Castro, Edilene A; Navarro, Italmar Teodorico; Farias, Marconi Rodrigues de; Souza, Lília Maria de; Carvalho, Yanê; Bispo, Saloé; Membrive, Norberto Assis; Minozzo, João Carlos; Truppel, Jessé; Bueno, Wagner; Luz, Ennio.
Rev. bras. parasitol. vet; 18(3): 46-51, July-Sept. 2009. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-606790
O presente trabalho teve como objetivo pesquisar a ocorrência de leishmaniose visceral em cães com sinais clínicos compatíveis, procedentes de clínicas veterinárias das diferentes regiões do Estado do Paraná e em caso positivo verificar a autoctonia dos mesmos. Dos animais com suspeita clínica e epidemiológica de LV, foi coletada amostra de sangue para realização de hemograma, provas bioquímicas, sorologia, cultura do parasito, PCR e RAPD. Os cães portadores de quadro clínico, como febre, hiperqueratose, onicogrifose e emagrecimento exagerado, tiveram gânglio poplíteo e/ou medula óssea puncionados e o conteúdo inoculado em meio de cultivo NNN. A extração de DNA do parasito em sangue e cultura foi realizada pelo método fenol/clorofórmio. A amplificação de DNA do protozoário foi feita por PCR e RAPD. Dos 24 animais analisados, o parasito foi isolado em 19 cães. As técnicas moleculares permitiram identificar 14 isolados como L. (Leihmania) infantum e cinco como L. (Viannia) braziliensis. A análise epidemiológica dos casos permitiu determinar o local de transmissão e definir que todos os cães com LV diagnosticados eram casos alóctones, ou seja eram importados de regiões endêmicas. Sugere-se que a migração dos cães de regiões endêmicas para regiões indenes poderá permitir a instalação de novos focos, desde que o agente encontre ecótopo adequado e vetor específico (Lutzomyia longipalpis).
Biblioteca responsable: BR1.1