Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Apresentação e desfecho da febre reumática em uma série de casos / Rheumatic fever presentation and outcome: a case-series report

Carvalho, Simone Manso de; Dalben, Ivete; Corrente, José Eduardo; Magalhães, Claudia Saad.
Rev. bras. reumatol; 52(2): 241-246, mar.-abr. 2012. ilus, tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-618378

OBJETIVO:

Examinar as características clínicas de apresentação e desfecho em uma série de casos de febre reumática em um hospital de referência nos últimos 20 anos. PACIENTES E

MÉTODOS:

Pacientes com menos de 18 anos e diagnóstico de febre reumática, entre 1986 e 2007, foram avaliados retrospectivamente a partir da última consulta, para análise descritiva e de sobrevida, estimando-se a probabilidade de cardite e de recorrência.

RESULTADOS:

Dos 178 casos identificados, 134 foram incluídos. Desses, durante a fase aguda, 66,4 por cento apresentaram poliartrite, 56,8 por cento cardite, 28,6 por cento coreia, 1,5 por cento nódulos subcutâneos e 1,5 por cento eritema marginado; cardite foi associada com poliartrite em 40 por cento. Cardite e coreia predominaram no gênero feminino. Antiestreptolisina-O elevada ocorreu em 58,3 por cento dos pacientes, e história familiar de febre reumática em 14,5 por cento. O tempo de seguimento foi em média 6,8 anos (variando de 1,1 a 16,9 anos). Houve recorrência em 15 por cento dos pacientes, hospitalização durante a fase aguda em 27,6 por cento, e descontinuidade de seguimento em 47,4 por cento, após 5,1 anos em média. As probabilidades de cardite e de recorrência foram 17,5 por cento e 13,2 por cento, respectivamente, após cinco anos do surto inicial.

CONCLUSÃO:

Observou-se maior risco de evolução com cardite e de recorrências de febre reumática nos primeiros cinco anos. A descontinuidade de seguimento foi frequente, indicando serem necessárias medidas para melhorar a adesão à profilaxia e ao seguimento.
Biblioteca responsable: BR1.1