Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Perfil dos pacientes diabéticos Tipo 2 atendidos no laboratório do Asilo de Caridade (Santa Casa) de Bom Sucesso - Minas Gerais / Profile of diabetics patients type 2 attended in the laboratory of Asilo de Caridade (Santa Casa) in Bom Sucesso – Minas Gerais

Almeida, Lubiana Aparecida Souza; Carrillo, Maria Ruth Gonçalves Gaede; Araújo, Núncio Antonio de Araújo Sól; Castro, Maria Claudia Feres Monteiro de; Lima, Angélica Alves.
Rev. bras. anal. clin; 43(3): 169-175, 2011. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-651498
O conhecimento do perfil dos diabéticos do município de Bom Sucesso, que registrou, nos últimos anos, uma porcentagem significativa de óbitos hospitalares por diabetes, é importante para o desenvolvimento de estratégias visando prevenção e controle da doença. Neste trabalho, foi realizado um estudo descritivo com 77 indivíduos portadores de diabetes mellitus tipo 2, atendidos noAsilo de Caridade (Santa Casa) de Bom Sucesso, selecionados aleatoriamente, no período de julho de 2005 a janeiro de 2006. Observamos que 58% dos pacientes eram do sexo feminino, 79% estavam na faixa etária ≥ 45 anos, 83% tinham baixo grau de escolaridade e 12% descobriram ser portadores de diabetes após internação por complicações. Observou-se, no grupo, uma alta taxa de sedentarismo (65%), hipertensão (58%) e sobrepeso /obesidade (63%). Por outro lado, encontramos taxas menores, masnão ideais, de tabagismo (13%), etilismo (16%) e ausência de dietoterapia (23%). Foi observado desconhecimento dos indivíduosquanto a complicações crônicas, controle glicêmico e perfil lipídico. Uma porcentagem alta (26%) dos indivíduos apresentou alteração na filtração glomerular pela equação MDRD, apesar da creatinina normal. Os dados obtidos apontam a necessidade de um programano município, visando a detecção de novos casos antes do aparecimento de complicações e a orientação dos diabéticos já diagnosticados acerca do controle, tratamento e prevenção da doença.
Biblioteca responsable: BR408.1