Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação da atividade antioxidante e antimicrobiana dos extratos e frações orgânicas de Mimosa caesalpiniifolia Benth. (Mimosaceae) / Assessment of the antioxidant and antimicrobial activity of the organic extracts and fractions of Mimosa caesalpiniifolia Benth. (Mimosaceae)

Silva, Marcelo José Dias; Endo, Lilian Harue; Dias, Amanda Latercia Tranches; Silva, Geraldo Alves; Santos, Marcelo Henrique; Silva, Marcelo Aparecido.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-655396
A espécie Mimosa caesalpiniifolia Benth. (Mimosaceae), conhecida popularmente como sabiá e cerva viva, é uma planta arbórea encontrada na caatinga nordestina brasileira, amplamente utilizada pela população na forma de infusões para o tratamento de feridas, bronquites e anti-inflamatório. Diante do exposto, os objetivos deste estudo, foram determinar as atividades antioxidantes e antimicrobianas do extrato etanólico das folhas (EHM), caules (EHL), cascas do caule (EHC), raízes (EHR) e frações obtidas das folhas de M. caesalpiniifolia Benth. A atividade antioxidante foi avaliada através do método de captação do radical DPPH, enquanto a atividade antimicrobiana foi avaliada pelo método de microdiluição em caldo, sobre leveduras, bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. A capacidade antioxidante mostrou que a fração acetato de etila (Fr-EtOAc) foi diretamente proporcional ao teor de polifenóis totais com IC50 de 20,08 ± 0,10 ?g/mL e 721,29±0,60 mg de EAG (equivalentes de ácido gálico) por g de extrato. Na atividade antimicrobiana, todos os extratos e frações exibiram atividade inibitória de crescimento frente aos micro-organismos microrganismos avaliados e em concentrações variando de 5 a 1000 ?g/mL. A Fr-EtOAc apresentou valores promissores de inibição de crescimento frente a fungos, como Candida glabrata (ATCC 90030) e Candida krusei (ATCC 6258), com concentrações de 20 e 40 ?g/mL, respectivamente. Estes resultados são importantes, pois são os primeiros a serem realizados com a espécie M. caesalpiniifolia.
Biblioteca responsable: BR33.1