Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Modulação do efeito mutagênico do benzo[a]pireno e bleomicina por extratos de isoflavonas em células de hepatoma de roedor / Modulation of the mutagenic effect of benzo[a]pyrene and bleomycin by isoflavone extracts in a rat hepatoma cell line

Mendes, Josiane; Tsuboy, Marcela Stefanini; Marcarini, Juliana Cristina; Campo, Clara Beatriz Hoffman; Ribeiro, Lúcia Regina; Mantovani, Mário Sérgio.
Semina cienc. biol. saude; 33(1): 11-20, jan.-jun. 2012.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-678662
Estudos epidemiológicos mostram que a ingestão de alimentos ricos em isoflavonas (fitoestrógenos), como a soja, confere proteção contra vários tipos de câncer, o que aumenta o interesse científico e popular sobre esses compostos. No presente estudo, os fitoestrógenos de extrato de soja foram testados quanto aos efeitos genotóxicos e modulador de benzo [a] pireno e bleomicina. Dois fitoestrogênios foram avaliados in vitro, o fitoestrógenos “A” foi fornecido pela Embrapa-Soja, Londrina - PR, e o fitoestrógenos “B” foi comprado em uma farmácia de manipulação local. Os métodos utilizados foram o teste do Cometa (genotoxicidade e antigenotoxicidade) e teste do Micronúcleo com Bloqueio Citocinese mutagenicidade) em células de hepatoma de rato (HTC celulares). As isoflavonas foram testadas em três concentrações pré-estabelecidas pelo ensaio de citotoxidade MTT. Ambos os extratos de isoflavonas não mostraram efeitos genotóxicos no ensaio do cometa, mas mostraram indução de micronúcleo. Na avaliação dos fitoestrogênios para um efeito modulador, ambos os extratos fitoestrogênios mostraram efeito antigenotóxico no ensaio do cometa.
Biblioteca responsable: BR512.1