Acuidade do Root ZX II utilizando limas de aço inoxidável e de níquel-titânio
Dent. press endod
; 1(3): 41-44, 2011. tab
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-686299
Biblioteca responsable:
BR510.1
RESUMO
Objetivo:
avaliar in vitro a eficiência do localizador apical eletrônico (LAE) Root ZX II em determinar o comprimento de trabalho, utilizando limas manuais de aço inoxidável,limas manuais de níquel-titânio e limas rotatórias de níquel-titânio.Métodos:
foram utilizados 20 dentes humanos unirradiculares (incisivos centrais retos). O comprimento real do dente (CRD) foi determinado através da inserção de um lima #15 até que a sua ponta fosse visível no forame apical, utilizando uma ampliação de 4x. A lima foi removida do canal e seu comprimento foi medido com um paquímetro digital. Para as medições eletrônicas,as amostras foram fixadas em uma embalagem de vidro com cobertura plástica, contendo solução salina a 0,9%. As medições foram realizadas utilizando-se o Root ZX II, com lima #15 de aço inoxidável, lima manual de níquel-titânio e lima rotatória Mtwo. As limas foram acopladas ao LAE e as medições foram monitoradas até que o LAE indicasse o valor zero. Os valores correspondentes à diferença entre o CRD e a medição eletrônica foram gravados e submetidos à análise de variância(ANOVA) e o teste Tukey (α=0,05).Resultados:
não houve diferença estatisticamente significativa (p<0,05)entre as limas testadas.Conclusão:
a partir do presente estudo, constatou-se que o LAE Root ZX II foi eficaz,mostrando-se um método confiável, e que nenhuma interferência significativa na sua leitura foi detectada ao se utilizar as diferentes limas
Buscar en Google
Bases de datos:
LILACS
Asunto principal:
Tratamiento del Conducto Radicular
/
Ensayo de Materiales
/
Ápice del Diente
/
Instrumentos Dentales
/
Endodoncia
Idioma:
Pt
Revista:
Dent. press endod
Asunto de la revista:
ORTODONTIA
Año:
2011
Tipo del documento:
Article