Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Imunoexpressão das proteínas COX-2, p53 e caspase-3 em adenoma colorretal e mucosa não neoplásica / Immunoexpression of the COX-2, p53, and caspase-3 proteins in colorectal adenoma and non-neoplastic mucosa

Nogueira, Renan Brito; Pires, Andréa Rodrigues Cordovil; Soares, Thélia Maria Santos; Rodrigues, Simone Rabello de Souza; Campos, Mariane Antonieta Menino; Toloi, Giovanna Canato; Waisberg, Jaques.
Einstein (Säo Paulo); 11(4): 456-461, out.-dez. 2013. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-699856

OBJETIVO:

Analisar a imunoexpressão das proteínas COX-2, p53 e caspase-3 em adenomas colorretais e na mucosa não neoplásica.

MÉTODOS:

Foram submetidos à colonoscopia 72 indivíduos que forneceram 50 amostras de adenomas e 45 de mucosa colorretal não neoplásica. Os tecidos foram obtidos pela técnica de arranjo em matriz (tissue microarray) e submetidos a estudo imunoistoquímico com anticorpos primários p53, COX-2 e caspase-3. A positividade e intensidade da imunorreação foram classificadas. Foram estudadas as seguintes variáveis localização do adenoma no colo, grau de displasia, tamanho, e escores de positividade e intensidade da imunoexpressão das proteínas p-53, caspase-3 e COX-2.

RESULTADOS:

Nos adenomas, a imunoexpressão da proteína p53 mutada foi positiva em 30 (60%) e negativa em 20 (40%) amostras. Na mucosa colorretal não neoplásica, a imunoexpressão da proteína p53 mutada foi negativa em 39 (86,6%) amostras e positiva em 6 (13,3%) (p<0,0001). Houve diferença significativa entre o maior tamanho (p=0,006) e o maior grau de displasia dos adenomas (p<0,0001) e a intensidade de imunoexpressão da proteína p53 mutada. A positividade e intensidade da imunoexpressão das proteínas COX-2 (p=0,14) e caspase-3 (p=0,23), nos adenomas e na mucosa colorretal não neoplásica, não apresentaram diferença significante.

CONCLUSÃO:

A proteína p53 mutada é hiperexpressada nos adenomas em comparação com a mucosa não neoplásica. Nos adenomas, o maior tamanho e o maior grau de displasia foram associados à maior expressão da proteína p53 mutada. A imunoexpressão das proteínas COX-2 e caspase nos adenomas não apresentou correlação com os aspectos anatomopatológicos e não foi diferente em termos de níveis de expressão correspondentes na mucosa não neoplásica.
Biblioteca responsable: BR1.1