Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Dor em idosos hospitalizados com comprometimento osteomuscular / Pain in hospitalized elders with musculoskeletical dysfunction

Oliveira, Célia Maria de; Carvalho, Daclé Vilma de; Matos, Selme Silqueira de; Soares, Sônia Maria; Malheiros, José Augusto; Arantes Jr, Aluizio Augusto.
Rev. méd. Minas Gerais; 23(1)jan.-mar. 2013.
Artículo en Portugués, Inglés | LILACS | ID: lil-702858
O processo de envelhecimento está comumente relacionado à alta incidência de alterações osteomusculares, que levam a alto nível de dependência e são acompanhados por dor. Objetivo: analisar e descrever aspectos relacionados à dor em idosos internados em hospital de grande porte com alterações osteomusculares. Método: estudo descritivo, quantitativo, realizado com 108 pacientes com alterações osteomusculares, internados em unidade de clínica médica de hospital geral de grande porte de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Resultados: as fraturas foram as principais causas de dor, seguidas pelas metástases ósseas e doenças degenerativas. Evidenciou-se alta prevalência de dor aguda, classificada como forte a pior dor imaginável, no grupo das fraturas e metástases ósseas. A combinação de medidas farmacológicas, como administração de analgésicos e não farmacológicas, como a aplicação de compressas e trocas de curativos, foi a que mais aliviou a dor dos idosos. A assistência médica e a assistência de enfermagem foram descritas como agravantes da dor pela manipulação indevida e não planejada. Conclusão: a atenção médica e os cuidados de enfermagemdevem ser individualizados e planejados de modo a obter conforto e alívio da dor aguda nos pacientes hospitalizados.
Biblioteca responsable: BR21.1