Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Sedação e memórias de pacientes submetidos à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva / Sedation and memories of patients subjected to mechanical ventilation in an intensive care unit

Costa, Jaquilene Barreto da; Marcon, Sonia Silva; Macedo, Claudia Rejane Lima de; Jorge, Amaury Cesar; Duarte, Péricles Almeida Delfino.
Rev. bras. ter. intensiva; 26(2): 122-129, Apr-Jun/2014. tab, graf
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-714830

Objetivo:

Investigar a relação entre sedação e as memórias relatadas por pacientes submetidos à ventilação mecânica após a alta da unidade de terapia intensiva.

Métodos:

Estudo de coorte prospectivo, observacional, realizado com pacientes submetidos à ventilação mecânica e que permaneceram por mais de 24 horas na unidade de terapia intensiva. Dados clínicos e de sedação foram pesquisados em prontuários, e os dados referentes às memórias do paciente foram coletados por meio de um instrumento validado para esse fim. As avaliações foram realizadas 3 meses após a alta da unidade de terapia intensiva.

Resultados:

Dos 128 pacientes avaliados, a maioria (84,4%) relatou lembranças do período de internação na unidade de terapia intensiva, prevalecendo uma combinação de eventos reais e ilusórios. Pacientes que permaneceram sedados (67,2%), com sedação profunda (RASS -4 e -5) durante um período maior do que 2 dias e que apresentaram agitação psicomotora (33,6%) foram mais suscetíveis a apresentarem memórias ilusórias (p>0,001).

Conclusão:

A probabilidade de os pacientes apresentarem memórias de ilusão foi maior naqueles com sedação profunda. A sedação, portanto, parece ser um fator adicional que contribuiu para o desenvolvimento de memórias ilusórias em pacientes gravemente enfermos e submetidos à ventilação mecânica. .
Biblioteca responsable: BR1.1