Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Avaliação da cobertura vacinal em crianças de um a dois anos pelo Monitoramento Rapido de Cobertura em Vespasiano / Evaluation of vaccination coverage in children one to two year old using the Fast Coverage Monitoring Method in the city of Vespasiano

Castro, Ana Luiza de; Soares, Anna Carolina Silva; Alves, Natália de Carvalho; Melo, Nathalia Montecino Vaz de; Ribeiro, José Geraldo Leite; Rates, Silmar Paulo Moreira.
Rev. méd. Minas Gerais; 24(supl.6)2014.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-749288

Introdução:

A cobertura vacinal pode ser determinada por três métodos distintos administrativo, inquérito e o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC). No Brasil, o método mais utilizado é o administrativo. Porém, considerando-se a heterogeneidade nos resultados, o Ministério da Saúde institucionalizou o MRC como a principal ferramenta para verificação rotineira da situação vacinal. Este estudo avaliou se as coberturas para tetravalente, febre amarela e influenza estavam de acordo com o preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações a partir da realização de um MRC. Trata-se de um estudo populacional descritivo.

Métodos:

O cálculo amostral baseou-se no Protocolo de MRC do Ministério da Saúde e constituiu-se de crianças de 1 a 2 anos, residentes em áreas de abrangência de duas unidades de saúde do bairro Célvia, em Vespasiano.

Resultados:

A cobertura encontrada para febre amarela e tetravalente no Célvia 1 foi de 100% e no Célvia 2 de 96%. Em relação à influenza, a cobertura variou de 68% no Célvia 1 a 75% no Célvia 2. Não houve diferença estatística significativa entre os valores, com p variando de 0,754 a 1,000.

Conclusão:

As coberturas obtidas pelo Monitoramento Rápido de Cobertura para as vacinas febre amarela e tetravalente em ambas as áreas estudadas corresponderam à meta operacional preconizada pelo PNI (95%). Em relação à vacina Influenza, observou-se cobertura vacinal abaixo do recomendado (80%) nas duas unidades de saúde. Embora não seja possível fazer uma comparação estatística, observou-se diferença entre a cobertura administrativa e o MRC em relação à vacina Influenza.
Biblioteca responsable: BR1.1