Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Diagnóstico da aspergilose invasiva:Aplicação das Técnicas de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e Ensaio Imunoenzimático de Detecção da Galactomanana (EIA-GM®) / Diagnosis of invasive aspergillosis: Application of Polymerase Chain Reaction Techniques (PCR) and Enzyme-Linked Immunosorbent Assay for Detectionof Galactomannan (EIA-GM®)

Ferreira, Alisson Brandão; Assunção, Claudia Barbosa; Silveira, Thamara Tháscila Silva; Acaiah, Raquel; Freire, Antônio Tarcísio Faria; Saliba, Jorge Luiz; Figueiredo, Sônia Maria de; Silva, Fabiana Rocha; Caligiorne, Rachel Basques.
Rev. méd. Minas Gerais; 25(3)julho a setembro.
Artículo en Portugués | LILACS-Express | ID: lil-763946

Introdução:

a aspergilose invasiva (IA) é uma infecção fúngica grave causada por espécies do gênero Aspergillus e acomete principalmente pacientes leucêmicos,diabéticos e aqueles receptores de transplante de células-tronco, que apresentem neutropenia. Os esporos dos fungos que colonizam o epitélio pulmonar podem invadir as células endoteliais de revestimento e o acesso vascular e, assim, disseminar-se paraoutros órgãos através do sangue. A elevada mortalidade da doença está relacionada à imunossupressão grave, à rápida progressão da infecção e, principalmente, à ausência de um diagnóstico precoce e eficiente. Portanto, o diagnóstico na fase inicial da infecção é adequado, proporcionando uma terapia mais eficaz, o que pode reduzir a taxa de mortalidade da doença.

Objetivo:

o presente estudo teve em vista avaliar a aplicabilidadeda técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) no auxílio do diagnóstico de AI, em comparação com os resultados gerados pelo ensaio imunoenzimático de galactomanana (EIA-GM®), este já validado comercialmente.

Métodos:

foram analisadas 245 amostras de pacientes tratados no hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Entre essas amostras, 16% (N = 39) foram positivos nos testes EIA-GM®. Em seguida, essas 39amostras positivas foram analisadas pela técnica de PCR.

Resultados:

de acordo com os resultados, a técnica de PCR apresentou taxa de 97,44% de sensibilidade, 97,96% de acurácia e 100% de especificidade, quando comparada ao método EIA-GM®.

Conclusão:

a técnica de PCR pode auxiliar no diagnóstico da AI, sempre associando os seus resultados à clinica do paciente e aos testes de imunoensaios.
Biblioteca responsable: BR1.1