Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Mensurações do bulbo ocular e cálculo do poder dióptrico da lente intraocular em miniporcos / Ocular bulb measurements and diopter power calculation of the lens in minipigs

Barros, R; Rodrigues, A. C. L.; Guberman, U. C.; Gandolfi, M. G.; Merlini, N. B.; Teixeira, C. R.; Padovani, C. R.; Brancalion, B. B.; Ranzani, J. J. T.; Brandão, C. V. S..
Arq. bras. med. vet. zootec; 68(1): 141-146, jan.-fev. 2016. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-771882
Objetivou-se com este trabalho determinar o poder dióptrico da lente intraocular (LIO) em miniporco e as dimensões do bulbo do olho. Foram utilizados 17 miniporcos, sadios, adultos, machos e fêmeas, com peso médio de 70kg. Em todos os olhos foram realizadas a ultrassonografia modo A, a ceratometria e a medida da distância limbo a limbo. O cálculo do poder dióptrico da LIO foi obtido utilizando-se as fórmulas Haigis, Hoffer Q, SRK/T, Holladay I e Holladay II e o software Holladay IOL Consultant(r). Na comparação entre o sexo e a lateralidade do olho, não houve diferença nas variáveis biométricas e poder da LIO. A aplicação das fórmulas (Haigis, Holladay II, Holladay I, SRK/T e Hoffer Q) possibilitou o cálculo do poder da LIO. A Holladay II, fórmula que melhor individualiza o bulbo do olho do miniporco, estima valor dióptrico ao redor de 41 D. Os miniporcos têm potencial como modelo experimental em oftalmologia, relacionado ao seu menor porte e à facilidade no manejo, especialmente em experimentos de longa duração.
Biblioteca responsable: BR68.1