Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Uso de medidas espaço-temporais da marcha para determinar o retorno ao esporte pós-reconstrução do LCA / Use of spatiotemporal gait parameters to determine return to sports after ACL reconstruction

Leporace, Gustavo; Metsavaht, Leonardo; Zeitoune, Gabriel; Marinho, Thiago; Oliveira, Tainá; Pereira, Glauber Ribeiro; Oliveira, Liszt Palmeira de; Batista, Luiz Alberto.
Acta ortop. bras; 24(2): 73-76, Mar.-Apr. 2016. tab, graf
Artículo en Inglés | LILACS | ID: lil-775076

Objetivo:

Comparar os parâmetros espaço temporais da marcha de sujeitos hígidos e pacientes submetidos à reconstrução do LCA, classificando o status de normalidade.

Método:

Quatorze sujeitos hígidos e oito com reconstrução do LCA há aproximadamente um ano caminharam enquanto o movimento era capturado por um sistema de câmeras infravermelhas. Os instantes de contato inicial e retirada do do solo foram determinados e as seguintes variáveis dependentes, as quais foram comparadas entre os grupos por meio do teste Mann-Whitney(α=0,05), foram calculadas percentual de tempo no apoio duplo inicial, percentual de tempo no apoio simples, percentual de tempo no apoio duplo terminal, comprimento da passada e velocidade da marcha. Inicialmente, foi aplicada uma regressão logística a todas as variáveis dependentes para determinar os sujeitos hígidos e aqueles com reconstrução do LCA.

Resultados:

Os dois grupos não apresentaram diferenças em nenhum parâmetro espaço temporal da marcha(p > 0,05), apesar da cinemática angular do joelho permanecer alterada,como evidenciado por um estudo anterior com a amostra similar.

Conclusão:

A regressão classificou todos os sujeitos como hígidos,inclusive aqueles do grupo com reconstrução do LCA, sugerindo que as variáveis espaço temporais aplicadas nesse estudo não devem ser usadas como critério isolado de retorno incondicional às atividades esportivas. Nível de Evidência III, Estudo de Caso Controle.
Biblioteca responsable: BR734.1