Your browser doesn't support javascript.

Portal de Búsqueda de la BVS España

Información y Conocimiento para la Salud

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Análise do desvio apical promovido por três tipos de sistemas endodônticos: manual, rotatório e reciprocante / Analysis of apical deviation promoted by three endodontic systems: manual, rotary and reciprocating

Boff, Luiza Bonezi; Cord, Caroline Berwanger; Galafassi, Daniel; Melo, Tiago André Fontoura de.
Dent. press endod; 5(2): 40-44, maio-aug. 2015. tab
Artículo en Portugués | LILACS | ID: lil-775300

INTRODUÇÃO:

o presente estudo teve como objetivo analisar a ocorrência de desvio apical após o preparo com três tipos de sistemas endodônticos (manual, rotatório e reciprocante).

MÉTODOS:

foram utilizados 30 canais simulados com 16mm de comprimento e com curvatura de 35 graus. Os canais foram divididos em três grupos — manual, rotatório e reciprocante. Os canais do grupo manual foram preparados usando-se a técnica crown-down, o instrumento memória foi o #30 de aço inoxidável. Nos grupos rotatório e reciprocante, os canais foram instrumentados com sistemas rotatório e reciprocante, respectivamente (WizardNavigator® e Unicone®), acionados por um motor elétrico. Para realização da análise do desvio, antes e após o preparo, os canais foram preenchidos com tinta nanquim e fotografados de forma padronizada em uma plataforma. As imagens obtidas foram manipuladas no software Adobe Photoshop®, sobrepondo-se as imagens pré- e pós-operatória e, com a ferramenta régua, foi realizada a medição dos desvios a 1 e 3mm do comprimento de trabalho (CT). Os dados obtidos foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA), seguida do teste de Tukey, com nível de significância de 5%.

RESULTADOS:

a ocorrência de desvios apicais no grupo manual foi significativamente maior, quando comparado aos demais grupos. Nos três grupos, a média de desvio a 1mm do CT foi significativamente maior que a 3mm do CT.

CONCLUSÃO:

a técnica manual promoveu maior quantidade de desvio apical, quando comparada com os sistemas rotatório e reciprocante. Elevado número de desvios foi observado a 1mm do CT.
Biblioteca responsable: BR510.1