Your browser doesn't support javascript.
loading
[Regional Health Planning in Brazil from the perspective of health managers: advances and challenges]. / Regionalização da saúde no Brasil na perspectiva dos gestores municipais: avanços e desafios.
Shimizu, Helena Eri; Carvalho, André Luis Bonifácio de; Brêtas Júnior, Nilo; Capucci, Raquel Rodrigues.
Afiliación
  • Shimizu HE; Departamento de Saúde Coletiva, Universidade de Brasília. Campus Darcy Ribeiro/Faculdade de Ciências da Saúde, Asa Norte. 70910-900 Brasília DF Brasil. shimizu@unb.br.
  • Carvalho ALB; Promoção de Saúde, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa PB Brasil.
  • Brêtas Júnior N; Departamento de Saúde Coletiva, Universidade de Brasília. Campus Darcy Ribeiro/Faculdade de Ciências da Saúde, Asa Norte. 70910-900 Brasília DF Brasil. shimizu@unb.br.
  • Capucci RR; Departamento de Saúde Coletiva, Universidade de Brasília. Campus Darcy Ribeiro/Faculdade de Ciências da Saúde, Asa Norte. 70910-900 Brasília DF Brasil. shimizu@unb.br.
Cien Saude Colet ; 26(suppl 2): 3385-3396, 2021.
Article en Pt | MEDLINE | ID: mdl-34468636
RESUMO
Este estudo teve como objetivo analisar, à luz da percepção dos gestores, a conformação do processo de regionalização em saúde no Brasil, com ênfase nos principais avanços e desafios. Um estudo misto do tipo exploratório e descritivo. Na primeira etapa foi aplicado um questionário eletrônico aos gestores de todas as regiões de saúde do país. Na segunda foram realizados grupos focais com os gestores de todas as macrorregiões. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para estimular os gestores a falarem livremente sobre o processo de regionalização, seus avanços e principais desafios. Os dados foram analisados no software Iramuteq, com classificação hierárquica descendente (CHD), o que resultou em três eixos temáticos: o primeiro trata dos esforços realizados para a organização regional no nível mais macro da gestão, com destaque para a redução das desigualdades e o provimento de ações e serviços aos usuários; o segundo mostra a organização regional e as dificuldades para a organização do sistema local; o terceiro evidencia as dificuldades de acesso aos serviços de saúde, sobretudo os de maior complexidade tecnológica. Os resultados da pesquisa apontam para avanços e desafios, envolvendo um risco para a estruturação do processo de regionalização, com nuances burocráticas e fragmentadas.
Asunto(s)

Texto completo: 1 Bases de datos: MEDLINE Asunto principal: Regionalización Tipo de estudio: Qualitative_research País/Región como asunto: America do norte / America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2021 Tipo del documento: Article

Texto completo: 1 Bases de datos: MEDLINE Asunto principal: Regionalización Tipo de estudio: Qualitative_research País/Región como asunto: America do norte / America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Año: 2021 Tipo del documento: Article