Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Juntos resistimos, separados caímos: vivências de familiares cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos / Together we resist, separated we fall out: experiences of family caregivers of cancer patients in palliative care / Juntos resistimos, separados caemos: vivencias de familiares cuidadores de pacientes oncológicos en cuidados paliativos

Lima, Laís do Espírito Santo; Santana, Mary Elizabeth de; Correa Júnior, Antônio Jorge Silva; Vasconcelos, Esleane Vilela.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 11(4): 931-936, jul.-set. 2019.
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem, LILACS | ID: biblio-1005745

Objetivo:

Descrever a experiência de familiares cuidadores de pacientes oncológicos em cuidados paliativos e analisar as implicações para o cuidado de enfermagem.

Métodos:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, com coleta por meio de entrevista semiestruturada aberta e transcrições submetidas à análise de conteúdo.

Resultados:

Mediante análise construíram-se três unidades "Adeus céu azul a terminalidade da vida, o câncer e os cuidados paliativos", abordando o impacto e a migração para os cuidados paliativos sugerindo auxilio ao enfrentamento; "Respire fundo desafios dos familiares cuidadores", tocante à escolha do cuidador, às privações e às dificuldades financeiras; "Maior que palavras vivências que marcaram", enfatizando o impacto do diagnóstico e a dor oncológica como vivências mais significativas. Considerações finais É necessário ouvir, dar voz e conhecer a história de vida dos familiares cuidadores para o planejamento e promoção satisfatórios da assistência de enfermagem e educação em saúde
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1