Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Thromboprophylaxis and maternal-fetal outcomes of women with serum markers for hereditary thrombophilia and previous obstetric complications / Tromboprofilaxia e desfechos materno-fetais de mulheres com marcadores séricos para trombofilias hereditárias e antecedentes de complicações obstétricas

Ferreira, Cristiane Munaretto; Figueiró-Filho, Ernesto Antonio; Oliveira, Vanessa Marcon de; Pereira, Érica Freire de Vasconcelos.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 17(4): 693-698, Oct.-Dec. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1013050
Resumo Objetivos: avaliar os desfechos maternosfetais da tromboprofilaxia com enoxaparina com base em sistema de pontuação em mulheres com marcadores séricos para trombofilia hereditária e antecedentes de complicações obstétricas. Métodos: realizouse estudo retrospectivo com base em dados coletados de prontuários. Foram Incluídas 54 mulheres grávidas com marcadores séricos de trombofilia hereditária submetidos à intervenção terapêutica com enoxaparina no período de novembro de 2009 a dezembro de 2013. A dose inicial de heparina de baixo peso molecular foi norteada por um sistema de pontuação. Os resultados maternosfetais de gestações anteriores e subsequentes ao tratamento foram comparados utilizando Teste quiquadrado com correção de Yates ou Exato de Fisher; p<0,05 foi considerado significativo. Resultados: observouse significativa redução de mortes fetais / perinatais (p<0,05) e abortos espontâneos (p<0,001) após intervenção. Os nascidos vivos com parto a termo (p<0,001) e nascidos vivos no parto prematuro (p<0,05) elevaramse significativamente após a intervenção. Conclusão: a intervenção terapêutica com enoxaparina com base no sistema de pontuação durante a gravidez parece melhorar o prognóstico fetal.
Biblioteca responsável: BR663.1