Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Maternal smoking during pregnancy and early development of overweight and growth deficit in children: an analysis of survival / Efeito do tabagismo na gestação sobre o excesso de peso e déficit de crescimento em crianças nos primeiros seis meses de vida: uma análise de sobrevida

Fonseca, Poliana Cristina de Almeida; Carvalho, Carolina Abreu de; Carvalho, Vitória Abreu de; Ribeiro, Andréia Queiroz; Priore, Silvia Eloiza; Franceschini, Sylvia do Carmo Castro; Vieira, Sarah Aparecida.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 18(2): 361-369, Apr.-June 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1013089
Resumo

Objetivos:

avaliar a associação entre o fumo na gestação e a ocorrência de excesso de peso e déficit de crescimento no primeiro semestre de vida.

Métodos:

estudo de coorte com amostra de 460 crianças no baseline. As crianças foram avaliadas em quatro momentos, sendo aferidos em todas as avaliações peso e comprimento para serem convertidos nos índices comprimento por idade (C/I) e Índice de massa corporal por idade (IMC/I) em escore-z. O tempo até a ocorrência de déficit de crescimento e excesso de peso foi calculado em dias e comparado ao fumo materno durante a gestação. Para avaliar a associação entre tabagismo na gestação eos desfechos, foi calculado o Hazard Ratio por meio da regressão de Cox, ajustando-se por variáveis de confusão selecionadas a partir de gráficos acíclicos direcionados.

Resultados:

o tempo até a ocorrência de déficit de crescimento e excesso de peso foi menor em crianças cujas mães fumaram durante a gestação. O tabagismo na gestação foi um fator de risco para o déficit de comprimento (HR=2,84; IC95%=1,42-5,70) e para o excesso de peso (HR=1,96; IC95%=1,09-3,53), mesmo após o ajuste.

Conclusão:

o tabagismo materno foi um fator modificável associado com desfechos antropométricos independente de fatores de confusão, demonstrando a necessidade de ações de combate ao tabagismo na gestação, afim de prevenir precocemente desvios nutricionais.
Biblioteca responsável: BR663.1