Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes socioeconômicos e comportamentais que permeiam o envelhecimento ativo dos idosos de um centro comunitário de convivência / Determinantes socioeconómicos y de comportamiento que permiten el envejecimiento activo de los mayores de un centro de vida comunitario / Socioeconomic and behavioral determinants that permeate the active aging of elderly people from a community living center

Mira, Bruna Corrêa; Ferreira, Angela Maria Rodrigues; Ozela, Claudia do Santos; Santos, Maria Izabel Penha de Oliveira.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 11(5): 1122-1128, out.-dez. 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF - Enfermagem, LILACS | ID: biblio-1021889

Objetivo:

Descrever os determinantes socioeconômicos e comportamentais que permeiam o envelhecimento ativo dos participantes do grupo de convivência de uma Universidade da Terceira Idade.

Método:

Pesquisa descritiva, quantitativa, realizada a partir de um questionário, com 183 participantes de grupos de convivência de uma universidade pública de Belém/PA.

Resultado:

Dos 183 participantes, foi predominante 91% do gênero feminino, 71% com idades entre 60 e 70 anos; 51% apresentaram escolaridade superior a 8 anos; 68% residiam com seus familiares e 55% eram ativos economicamente. Observou-se que 99% referiu mudança após início da participação no grupo, 80% apresentou pelo menos uma comorbidade, 91% praticava atividades físicas e 73% usava racionalmente os medicamentos.

Conclusão:

Os determinantes socioeconômicos e comportamentais dos participantes do estudo apontam satisfação no convívio grupal, conhecimento, qualidade de vida e a promoção do envelhecimento ativo
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1