Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Agencia de autocuidado, conocimientos, actitudes y prácticas de riesgo biológico en estudiantes de enfermería / Self-care agency, nursing knowledge, attitudes and practices involving biological hazard in nursing students / Agência de autocuidado, conhecimentos, atitudes e práticas de risco biológico em estudantes de enfermagem

Gómez, Mauricio Rodríguez; Ferreira, Vanessa Trespalacios; Blanco, María Alejandra Gutiérrez; Osorio, Magda Liliana Villamizar; Torres, Claudia Consuelo.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 10(1): e622, ene.-abr. 2019. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - Enfermagem, COLNAL | ID: biblio-1043567
Resumo Introdução A abordagem desta pesquisa está relacionada com a agência de autocuidado que demonstram os estudantes de enfermagem na hora da prática formativa na área assistencial. Objetivo Analisar a relação que existe entre a agência de autocuidado e os conhecimentos, atitudes e práticas de risco biológico em estudantes de enfermagem da instituição de educação superior na cidade de Bucaramanga. Materiais e Métodos Estudo quantitativo de tipo analítico correlacional, de corte transversal; com uma amostra de 187 estudantes de IV a VIII nível do programa de enfermagem de uma instituição de educação superior na cidade de Bucaramanga, que foram submetidos à escala de agência de autocuidado para medir os conhecimentos, atitude e práticas frente ao risco biológico. Resultados Existe uma relação significativa entre a agência de autocuidado e as atitudes p (<0,05). Por outro lado, verifica-se uma regular agência de autocuidado em 79,1% dos estudantes. Não existe relação estatisticamente significativa entre as variáveis sociodemográficas e a agência de autocuidado, através da prova de Chi quadrado. Discussão Os resultados encontrados no presente estudo conferem com os achados de outros investigadores que afirmam que a agência de autocuidado na maioria da população se mantém em um nível regular. Conclusões Verifica-se a relação entre a agência de autocuidado e as atitudes frente ao risco biológico nos estudantes, um fato que ratifica a importância do trabalho de enfermagem no fortalecimento de comportamentos favoráveis para seu próprio autocuidado.
Biblioteca responsável: CO646.1