Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida de estudantes do curso técnico em enfermagem / Quality of life of nursing technical course students

Nunes, Patrícia Silva; Marinho, Tamíris Augusto; Campanati, Fernanda Letícia da Silva; Silva, Natielly Pryscilla; Pedroso, Charlise Fortunato; Nóbrega, Mariana Magalhães; Guimarães, Rafael Alves.
Rev. enferm. UFPE on line ; 13: [1-9], 2019. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1051328

Objetivo:

investigar a qualidade de vida de estudantes do curso técnico em enfermagem e os desafios associados à formação profissional.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, observacional, transversal e analítico, com discentes de uma instituição federal de ensino. Coletaram-se os dados utilizando o questionário WHOQOL-breve e o formulário com variáveis complementares. Empregaram-se, na análise bivariada, o teste t de student e a correlação de Pearson. Realizou-se a análise de regressão linear múltipla para verificar os fatores associados aos escores de qualidade de vida (p<0,05).

Resultados:

compôs-se o estudo por 165 discentes. Evidenciou-se, no domínio social, melhor avaliação média e a pior avaliação foi o domínio meio ambiente. Encontraram-se discentes com vontade de desistir do curso com escore médio de qualidade de vida menor em todos os domínios, sendo que aqueles que relataram dificuldade de se manter no curso por razões financeiras tiveram escores menores nos domínios físico (p=0,024) e ambiental (p<0,001).

Conclusão:

aferiu-se a pior qualidade de vida entre discentes com fragilidades nas redes de apoio social e financeira, o que pode impactar o rendimento escolar e o risco de evasão.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1