Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfermeiros na operacionalização do Kanban: novos sentidos para a prática profissional em contexto hospitalar? / Nurses in the Kanban: are there news meanings of professional practice in innovative tools for hospital care management?

Cecílio, Luiz Carlos de Oliveira; Reis, Ademar Arthur Chioro dos; Andreazza, Rosemarie; Spedo, Sandra Maria; Cruz, Nelma Lourenço de Matos; Barros, Luciana Soares de; Carapinheiro, Graça; Correia, Tiago; Schveitzer, Mariana Cabral.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 25(1): 283-292, jan. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1055786
Resumo O Kanban, uma tecnologia de gestão do cuidado caracterizada pela valorização do trabalho multiprofissional e o uso intensivo da informação, tem sido crescentemente utilizado para enfrentar a superlotação dos serviços de emergência hospitalar (SEH). Pesquisadores acompanharam durante dez meses o Kanban em vários setores de um SEH municipal. Suas observações, registradas em diários de campo, foram discutidos em reuniões quinzenais por um coletivo de pesquisadores. O material empírico foi organizado a partir de duas questões Há mudanças nas "atribuições tradicionais" da enfermagem atuando no Kanban? Há transformações nas relações interprofissionais entre Medicina e Enfermagem na operacionalização do Kanban? Observou-se forte adesão dos enfermeiros ao arranjo, pari passu com uma maior especialização e fragmentação do seu trabalho. Os diaristas assumem funções administrativas tradicionais da enfermagem, enquanto os plantonistas desenvolvem assistência direta aos pacientes. Os enfermeiros consideram que a decisão clínica ainda é do médico, embora o Kanban propicie sua maior influência na decisão. A gestão de grande massa de dados clínico-operacionais pelos enfermeiros, central na operacionalização do Kanban, reforça sua autoridade profissional.
Biblioteca responsável: BR1.1