Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biopsychosocial model in health care: reflections in the production of functioning and disability data / O modelo biopsicossocial no cuidado a saúde: reflexões sobre a produção de dados sobre funcionalidade e incapacidade/deficiência / El modelo biopsicossocial en el cuidado a la salud: reflexiones sobre la producción de datos sobre funcionalidad e incapacidad/discapacidad

Dantas, Diego de Sousa; Correa, Ana Paula; Buchalla, Cassia Maria; Castro, Shamyr Sulyvan de; Castaneda, Luciana.
Fisioter. Mov. (Online) ; 33: e003321, 2020.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1090401
Resumo

Introdução:

Na última década, a inclusão de indicadores de funcionalidade na atenção à saúde tem sido discutida na agenda internacional. As estratégias relacionadas à implementação de indicadores de funcionalidade são uma questão que envolve educação, gestão e assistência à saúde.

Objetivo:

Este ensaio teórico tem como objetivo discutir o potencial da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como ferramenta útil na produção de informação para os serviços de saúde.

Método:

Utilizamos como pressupostos teóricos o modelo universal, a CIF. Nosso pressuposto baseia-se no modelo biopsicossocial do binômio saúde-doença.

Resultados:

Indicadores de funcionalidade podem medir o real impacto das condições de saúde em diferentes domínios da vida. A partir das reflexões realizadas e alicerces teóricos acessados, percebe-se que a implementação de indicadores de funcionalidade nos inquéritos populacionais periódicos em saúde e protocolos de registro para informação clínica, independentemente do nível de serviço de saúde, seria de grande interesse. Vale ressaltar que o grupo de indicadores de funcionalidade deve ser proposto em uma linguagem universal e, portanto, a CIF representa o modelo mais abrangente.

Conclusão:

O indicador de funcionalidade pode ser útil para o gerenciamento da saúde. As informações sobre funcionalidade são essenciais para melhorar o planejamento e a qualidade dos serviços de saúde e podem ser usadas no planejamento e monitoramento dos cuidados de saúde; podem ser coletadas em pesquisas de saúde da população por ferramentas específicas; e poderiam ser produzidas usando a CIF como uma estrutura na coleta diária de informações sobre saúde.
Biblioteca responsável: BR495.1