Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação do tempo porta-balão como um indicador da qualidade assistencial / Assessment of door-to-balloon time as an indicator of quality care

Amoras, Tárcio Sadraque Gomes; Rêgo, Héllen Cristhina Lobato Jardim; Menezes, Cláudia Ribeiro; Formigosa, Joana Dulce Cabral; Santos, Eliene do Socorro da Silva.
Rev. enferm. UFPE on line ; 14: [1-5], 2020. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1096748

Objetivo:

avaliar o tempo porta-balão após a implantação de um protocolo de atendimento no Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnivelamento do Segmento ST.

Método:

trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, observacional, retrospectivo, obtendo-se os dados por meio de prontuários disponibilizados pelo Serviço de Apoio Médico Estatístico e pela Emergência Cardiológica, organizando-os cronologicamente, em cinco grupos, com 44 prontuários, como indicador da qualidade assistencial e, em seguida, analisando-os a partir da estatística de medidas de média e desvio-padrão.

Resultados:

avaliaram-se 220 prontuários. Identificou-se redução do tempo porta-balão, de 121 ± 56 minutos no primeiro grupo para 100 ± 33 minutos, comparado ao segundo; posteriormente, constatou-se progressivo aumento, sendo 112 ± 40 minutos no terceiro, 126 ± 46 minutos no quarto e 123 ± 36 minutos no último grupo.

Conclusão:

constatou-se que, após a implantação do protocolo, houve a diminuição do tempo porta-balão em curto prazo, inferindo-se, assim, a possibilidade de menor desempenho na qualidade assistencial.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1