Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

As diversidades socioeconômico-culturais e a saúde bucal: representações do processo saúde-doença de usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará / Socioeconomic-cultural diversities and oral health: health-disease process representations among users at the school of dentistry of the Federal University of Pará

Rodrigues, Fabienne de Freitas; Emmi, Danielle Tupinambá; Araújo, Marizeli Viana de Aragão; Barroso, Regina Fátima Feio.
Arq. odontol ; 56: 1-9, jan.-dez. 2020. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-1097763

Objetivo:

Identificar o perfil socioeconômico-cultural, as representações do processo saúde-doença e as expectativas e satisfação dos usuários das clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) quanto ao atendimento ofertado.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal, realizado com 170 usuários que procuravam/aguardavam atendimento na FO-UFPA nos meses de abril e maio de 2019. Foi utilizado um questionário semiestruturado contendo perguntas abertas e fechadas, aplicados por uma única pesquisadora. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. As respostas às questões abertas foram transformadas em categorias para serem analisadas de forma descritiva e por meio da associação de variáveis utilizando o teste de Contigência C, no programa BioEstat 5.5 com nível de significância α = 0,05.

Resultados:

Quanto ao perfil dos usuários constatou-se que a maioria é do sexo feminino (70,6%), de 36 a 59 anos (55,9%), heterossexual (96,5%), pardo (70,6%), evangélico (47,0%), com renda de até 2 salários mínimos (48,8%) e com ensino médio completo (40,6%). Constatou-se que a escolaridade tem associação com as representações do processo saúde-doença, assim como, a faixa etária está associada às percepções e satisfação com relação ao serviço ofertado nas clínicas de ensino da FO-UFPA. Quanto à satisfação ao atendimento recebido nas clínicas, 48,2% dos entrevistados se declarou satisfeito ou muito satisfeito (45,3%).

Conclusão:

As clínicas da FO-UFPA são procuradas por diferentes grupos socioeconômico-culturais, com representações e definições limitadas do processo saúde-doença. Há expectativas positivas e satisfação com o atendimento recebido.
Biblioteca responsável: BR365.1
Localização: BR365.1