Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivência de prazer e sofrimento na equipe técnica em enfermagem do centro de terapia intensiva / Pleasure and suffering living in the technical team in nursing center of intensive therapy

Fontenele, Rafael Mondego; Rezende, Célia Maria Santos; Almeida, Hariane Freitas Rocha; Galvão, Ana Patrícia Fonseca Coelho; Ramos, Aline Sharlon Maciel Batista; Loyola, Cristina Maria Douat.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(1): 158-163, jun. 2020.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem, LILACS | ID: biblio-1103020
Objetivo: verificar a vivência de prazer e sofrimento na equipe técnica em enfermagem do centro de terapia intensiva. Método: pesquisa do tipo qualitativa com observação participante e sistemática, realizada com técnicos de enfermagem do CTI de um hospital em São Luís ­ MA. Foram entrevistados 26 técnicos de enfermagem com histórico de atestados médicos entre julho de 2016 e julho de 2017. Utilizou-se a análise de conteúdo para tratamento dos dados e como metodologia a hermenêutica-dialética. Resultados: verificou-se a vivência de prazer por trabalhar com pacientes graves, relacionando a profissão com atos de heroísmo. Contudo, identificou-se a vivência de sofrimento físico por usar o corpo como ferramenta de trabalho, e o sofrimento psíquico traduzido em rotinas carregadas de cobranças excessivas, e medo de perder o emprego com a prática de presenteísmo. Conclusão: conclui-se que os técnicos de enfermagem do centro de terapia intensiva vivenciam prazer e sofrimento relacionado ao trabalho. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2