Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência e resistência a antibióticos de Stenotrophomonas maltophilia em amostras clínicas: estudo epidemiológico de 10 anos / Epidemiological and physiological characteristics of clinical isolates of Stenotrophomonas maltophilia: 10 years study

Dias, Vanessa Cordeiro; Bastos, Andre Netto; Cotta, Robert Gomes; Bastos, Ricardo Villela; Bastos, Victor Quinet de Andrade; Bastos, Lucas Quinet de Andrade.
HU rev ; 45(4): 402-407, 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1146210
Introdução:Stenotrophomonas maltophilia é um patógeno oportunista emergente, associado, principalmente, a infecções nosocomiais. As opções terapêuticas para o tratamento de infecções por S. maltophilia são limitadas, devido a sua resistência a uma grande variedade de antibióticos. Objetivo: Investigar a prevalência e a resistência aos antibióticos de isolados identificados como S. maltophilia, a partir de pacientes hospitalizados, recuperados em um laboratório clínico, localizado em Juiz de Fora ­ Minas Gerais, bem como analisar dados epidemiológicos destes pacientes. Materiais e Métodos: Isolados consecutivos, não duplicados de S. maltophilia (n=58), referentes ao período de 10 anos foram analisados. Todas as amostras foram identificadas utilizando o sistema automatizado Vitek 2® Compact (BioMérieux/França). Os padrões de resistência aos antibióticos foram realizados utilizando o método de disco difusão. Os prontuários dos pacientes foram avaliados e dados como idade, sexo, espécime clínico, bem como índice de óbito intra-hospitalar atribuído à infecção por S. maltophilia foi igualmente analisado. Resultados: De um total de 39.547 (100%) espécimes clínicos analisados, 58 (0,14%) isolados não replicados foram identificados como S. maltophilia. 70,6% dos isolados de S. maltophilia foram isolados de secreção traqueal e 15,5% de sangue.Todas as amostras foram sensíveis, in vitro, aos antibióticos testados. Frequência de óbito intra-hospitalar associado à infecção por S. maltophilia foi de 44,7%. Indivíduos de ampla faixa etária (0-100 anos) foram acometidos por infecção por S. maltophilia, sendo o sexo feminino o mais prevalente (56,9%). Conclusão: Pneumonia e bacteremia foram as síndromes clínicas mais frequentes causadas por S. maltophila. Constatou-se moderada taxa de mortalidade associada a infecções por S. maltophilia, apesar da alta sensibilidade in vitro aos antibióticos testados. Novos trabalhos se fazem necessários, a fim de gerar dados e informações que possam ser úteis no diagnóstico precoce, manejo e tratamento correto de infecções associadas a S. maltophilia, em especial aquelas com perfil de resistência aos antibóticos.
Biblioteca responsável: BR378.1