Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aspectos epidemiológicos e espaciais de escolares avaliados na Campanha Nacional de Hanseníase em Sobral - Ceará, Brasil / Epidemiological and spatial aspects of schoolchildren in National Leprosy Campaign in Sobral ­ Ceará, Brazil

Amaral, Vitória Ferreira do; Linhares, Maria Socorro Carneiro; Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Flor, Sandra Maria Carneiro; Dias, Luíza Jocymara Lima Freire; Cavalcante, Ana Suelen Pedroza; Almeida, Rosa Lívia Freitas de; Kerr, Ligia Regina Franco Sansigolo.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(3): 152-160, dez. 2020. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1146316

Objetivo:

Descrever os aspectos epidemiológicos dos escolares da rede pública de educação, na faixa etária de cinco a quatroze anos, que participaram da Campanha Nacional de Hanseníase, em 2016.

Método:

Estudo transversal com dados de escolares de cinco a quatorze anos de Sobral, Ceará. Empregou-se o teste de associação Qui-quadrado de Pearson e o diagrama de Voronoi associado a matriz de distância linear e de proximidade.

Resultados:

Foram incluídos 1.216 escolares, dos quais 18,1% tinham casos de hanseníase na família, 31,7% apresentaram manchas no corpo e destes, 19,4% referiram ter algum caso de hanseníase na família. Dos 386 escolares que relataram mancha no corpo, 41,3% são do sexo masculino e 34,8% residiam na zona urbana.

Conclusão:

Evidenciou-se prevalência de manchas nos escolares do sexo masculino, residentes na zona urbana, com distância mínima espacial (de até 10 km) dos escolares com manchas para os casos que tiveram hanseníase na família. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2